Artigos Completos

O IHC 2020 convida a comunidade científica brasileira de Interação Humano-Computador (IHC) a refletir sobre o tema "História e Interação". Este tema remete à bela e histórica cidade de Diamantina, que recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO em 1999.

Fazendo um contraste com as modernas formas de interação do século 21, o IHC 2020 propõe um resgate da nossa história, com o saudosismo de um tempo em que as interações se davam através de calorosas conversas entre amigos, da reunião ao redor da mesa das refeições, ou do chá no final da tarde. Um tempo que era melhor aproveitado com ricas interações, e que parecia passar mais devagar. Com isso, tem-se o desafio de melhorar a qualidade da interação entre pessoas com e através da tecnologia, nos dias atuais, considerando a intensidade de sensações inerentes às interações no passado. O IHC2020 explora a capacidade de integrar passado e futuro, aproximando diversas disciplinas e formações, unindo o mundo físico e digital, de forma a debater os aspectos éticos e sociais que permeiam a pesquisa e a prática na área de Interação Humano-Computador, O tema "História e Interação" ressalta a importância de conhecermos o passado para projetarmos o futuro, de modo criativo, inovador e responsável.

Pesquisadores, professores, profissionais da indústria e estudantes são convidados a submeter artigos completos que contribuam para a pesquisa na área de IHC. Artigos completos são publicações que demonstram pesquisas originais na área de IHC, não publicadas nem submetidas à revisão em outro fórum. Esperam-se publicações com resultados de pesquisa acadêmica de alta qualidade, sólidos e com contribuições evidentes à área de IHC. As contribuições devem incluir resultados relevantes e inéditos de pesquisas, estudos de casos, discussões informadas, ou experiências que forneçam novas evidências sobre a pesquisa ou aplicação de IHC.

Submissões

Máximo 10 páginas (incluindo as figuras, tabelas, diagramas, bibliografia e anexos). As submissões podem ser escritas em Inglês ou Português, devem ser anônimas (observar as sugestões da ACM CHI2020 sobre a submissão anonimizada. Usuários do MS Word devem usar o template Interim layout.docx e usuários LaTex devem seguir o template sample-sigplan.tex.

Os autores devem estar atentos ao formato das referências indicadas, que devem conter o nome completo de cada autor (de acordo com o template requerido). Os artigos devem ser submetidos eletronicamente em formato PDF, por meio do sistema JEMS.

Processo de Revisão e Rebuttal

As submissões que não estiverem em conformidade com o formato de submissão exigido ou que estiverem fora do escopo do simpósio, ou que foram enviadas ou publicadas em qualquer outro fórum (conferência ou periódico), serão rejeitadas sem revisão. Todos os outros trabalhos serão revisados por pelo menos três membros do comitê do programa.

Com o intuito de aumentar a interação entre autores e revisores e melhorar o processo de discussão, neste ano contaremos com o processo de rebuttal. Os autores terão acesso às revisões e poderão argumentar e responder às perguntas dos revisores antes da decisão final de aceitação ou rejeição. A réplica é limitada a um texto simples de até 4.000 caracteres. Se a submissão for aceita, os autores devem considerar os comentários dos revisores para preparar a versão final do artigo.


Publicação

Os artigos completos aceitos serão publicados nos anais do evento e serão indexados na biblioteca digital da ACM. A publicação está condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores na categoria Profissional, ou, quando não houver inscrição nesta categoria, ao pagamento da taxa de publicação adicional, além da inscrição. Além disso, a publicação também está condicionada à apresentação do artigo durante o evento.

Para a publicação de mais de um artigo vinculado a uma mesma inscrição, será cobrada também a taxa de publicação para cada artigo adicional.

Datas importantes

  • Prazo de submissão do resumo: 15/06/2020 22/06/2020
  • Prazo de submissão do artigo completo: 22/06/2020 01/07/2020
  • Rebuttal: 10 a 17/08/2020
  • Notificação dos resultados: 04/09/2020
  • Envio da versão final: 11/09/2020

Coordenação

  • Isabela Gasparini (UDESC) - isabela.gasparini@udesc.br
  • Tayana Conte (UFAM) – tayana@icomp.ufam.edu.br

Membros do Comitê de Programa

Alberto Raposo (PUC-Rio)
Alessandro Assis (Nuance Communications)
Amanda Melo (UNIPAMPA)
Ana Carolina De Marchi (UPF)
André da Silva (IFSP)
Andréia Libório (UFC)
Andre Freire (UFLA)
Andrey Pimentel (UFPR)
Anna Beatriz Marques (UFC)
Artur Kronbauer (UNIFACS)
Avanilde Kemczinski (UDESC)
Awdren Fontão (UFMS)
Bruno Chagas (UFMG)
Bruno Gadelha (UFAM)
Bruno Santana (UFRN)
Carla Bezerra (UFC)
Carla Freitas (UFRGS)
Carla Leitao (PUC-Rio)
Carla Rodriguez (UFABC)
Caroline Queiroz Santos (UFVJM)
Celso Alberto Saibel Santos (UFES)
Clarisse de Souza (PUC-Rio)
Claudio Pinhanez (IBM Research Brazil)
Cláudia Bordin (UTFPR)
Clodis Boscarioli (UNIOESTE)
Cristiano Maciel (UFMT)
Daniel Schneider (UFRJ)
Daniela Trevisan (UFF)
Diego Antunes (UTFPR)
Ecivaldo Matos (UFBA)
Edna Canedo (UnB)
Edson Rufino (UFES)
Eduardo Tanaka (Eldorado Research Institute)
Elaine Oliveira (UFAM)
Eleandro Maschio (UTFPR)
Evandro Miletto (IFRS)
Fernando Figueira Filho (UFRN)
Flavia Santoro (UERJ)
Frederick van Amstel (UTFPR)
Giseli Lopes (UFRJ)
Guilherme Medeiros Machado (UFRGS)
Heloisa Candello (IBM Research Brazil)
Igor Steinmacher (UTFPR)
Igor Wiese (UTFPR)
Ingrid Monteiro (UFC)
Isabela Gasparini (UDESC)
Jair Leite (URFN)
João Soares de Oliveira Neto (UFRB)
João Falcão e Cunha (Universidade do Porto)
João Luiz Bernardes Júnior (USP)
Jonice Oliveira (UFRJ)
José Viterbo (UFF)
José Guilherme Santa Rosa (UFRN)
Juliana Jansen Ferreira (IBM Research Brazil)
Juliana Saraiva (UFPB)
Julio Dos Reis (UNICAMP)
Kamila Rodrigues (USP)
Karen Ribeiro (UFMT)
Leander Oliveira (UTFPR)
Leandro Wives (UFRGS)
Leonardo Cunha de Miranda (UFRN)
Leonelo Almeida (UTFPR)
Lesandro Ponciano (PUC-MG)
Leticia Peres (UFPR)
Luana Müller (PUCRS)
Lucia Filgueiras (USP)
Luciana Salgado (UFF)
Luciana Zaina (UFSCar)
Luciano Flores (QI Escolas e Faculdades)
Manoel Pereira Junior (IFMG)
Marcelle Mota (UFPA)
Marcelo Pimenta (UFRGS)
Marco Winckler (Université Nice Sophia Antipolis)
Marcos Alexandre Rose Silva (UFSM)
Maria Lúcia Bento Villela (UFVJM)
Maria Augusta Silveira Netto Nunes (UFS)
Marilia Amaral (UTFPR)
Marilia Mendes (UFC)
Mauro Pichiliani (IBM)
Milene Silveira (PUCRS)
Natasha Valentim (UFPR)
Rainara Carvalho (UFC)
Ranilson Paiva (UFAL)
Raquel Prates (UFMG)
Renata Fortes (USP)
Ricardo Caceffo (UNICAMP)
Rita Suzana Pitangueira Maciel (UFBA)
Roberto Pereira (UFPR)
Rodrigo Laiola Guimarães (UFES)
Rodrigo Santos (UNIRIO)
Saul Delabrida (UFOP)
Sílvio Cazella (UFCSPA)
Silvia Amelia Bim (UTFPR)
Simone Barbosa (PUC-Rio)
Simone S. Borges (UTFPR)
Soraia Prietch (UFMT)
Taciana Pontual Falcão (UFRPE)
Tayana Conte (UFAM)
Thais Castro (UFAM)
Thiago dos Santos (UFABC)
Tiago da Silva (UNIFESP)
Tiago Primo (UFPel)
Tiago Silva (UnB)
Tiago Franklin Rodrigues Lucena (UEM)
Ticianne Darin (UFC)
Vagner Santana (IBM Research Brazil)
Vania Almeida Neris (UFSCar)
Vaninha Vieira (UFBA)
Vinicius Mota (UFES)
Vinicius Pereira (UFMT)
Windson Viana (UFC)
Yuska Paola Costa Aguiar (UFPB)

Artigos aceitos

    Título (em ordem alfabética) Autores e Afiliações
    #PraCegoVer: Investigando a descrição de conteúdo visual em mídias sociais online no Brasil Carolina Sacramento (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | Fundação Oswaldo Cruzl), Simone Bacellar Leal Ferreira (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Leonardo Nardi (Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)), João Marcelo dos Santos Marques (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) | IBGE
    A Comparative Study of Users' Subjective Feeling Collection Instruments Patrícia Deud Guimarães (UFSCar), Leticia Zacano da Silva (UFSCar), Luciana Oliveira de Souza Gomes (Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Vania Almeida Neris (UFSCar)
    A Conceptual Scheme to Support the Identification of Consolidation Requirements in Open Design Deógenes Silva Junior (Universidade Federal do Paranál), Roberto Pereira (UFPR - Universidade Federal do Paraná)
    A scenario-based guide of recommendations for building educational data visualizations Maylon Macedo (Universidade Federal de São Carlos), Ranilson Paiva (Federal University of Alagoas), Isabela Gasparini (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Luciana Zaina (UFSCAR)
    Accessibility of Mobile Applications: Evaluation by Users with Visual Impairment and by Automated Tools Delvani Antônio Mateus (Universidade Federal de Lavras), Carlos Alberto Silva (Universidade Federal de Lavras), Marcelo Eler (Universidade de São Paulo), Andre Freire (Universidade Federal de Lavras)
    Accessibility, Usability and User Experience Design for Visually Impaired People: A Systematic Mapping Study João Ricardo dos Santos Rosa (Universidade Federal do Paraná), Natasha Valentim (Universidade Federal do Paraná)
    Analyzing the Socioenactive Dimensions of Creative Learning Environments with Preschool Children Marleny Luque Carbajal (Universidade Estadual de Campinas), M. Cecília Baranauskas (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP))
    Aplicativo Coronavírus SUS: Uma avaliação pelos Critérios Ergonômicos de Usabilidade Samuel Milczuk (Instituto Federal do Paraná - IFPR), Roberto Pereira (UFPR - Universidade Federal do Paraná), Clodis Boscarioli (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
    Avaliação das Explicações sobre Recomendações de Publicidade do Facebook com o Olhar da Engenharia Semiótica Niltemberg Carvalho (Universidade Federal do Ceará), Andréia Libório (Universidade Federal do Ceará), Ingrid Monteiro (Universidade Federal do Ceará)
    Avaliando técnicas de aprendizado de máquina para classificar compreensão de código utilizando dados EEG dos desenvolvedores Lucian Gonçales (Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)), Kleinner Farias (Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)), Lucas Kupssinskü (Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)), Matheus Segalotto (Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS))
    Badges for all: using gamification to engage HCI students Milene Silveira (Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS)
    Características de Design com vistas a estimular a Apropriação Tecnológica e o Design Centrado no Aluno no Contexto de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Márcia Cardoso (Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS), Milene Silveira (Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS)
    ChartVision: Accessible Vertical Bar Charts Cynthya Oliveira (Universidade de São Paulo), Alan Silva (Universidade Federal do Pará), Jefferson Morais (Universidade Federal do Pará), Marcelle Mota (Universidade Federal do Pará)
    Comparing Heuristic Evaluation and MALTU Model in Interaction Evaluation of Ubiquitous Systems Marcos Brito (Universidade Federal do Ceará), José Cezar de Souza Filho (Universidade Federal do Ceará), Andréia Libório (Universidade Federal do Ceará)
    Comparing Users' Perception of Different Chatbot Interaction Paradigms: A Case Study Francisco Valério (Universidade Federal de Minas Gerais), Tatiane Gomes Guimarães (Universidade Federal de Minas Gerais), Raquel Prates (Universidade Federal de Minas Gerais), Heloísa Candello (IBM)
    Espaços de Interação e Dimensões Socioenativas: explorando as perturbações da IoHT Jose V. da Silva (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS), Cecilia Baranauskas (UNICAMP)
    Estratégias para promover o engajamento de mulheres idosas longevas (80+) no processo de codesign de interação: desafios e lições aprendidas Valéria Rosa (Universidade Federal da Bahia), Ecivaldo Matos (UFBA - Universidade Federal da Bahia)
    Evaluating a Usability, User Experience and Accessibility Checklist for Assistive Technologies directed at the Deaf in the Context of Mobile Applications Tatiany Xavier de Godoi (Universidade Federal do Paraná), Laura Sánchez García (Universidade Federal do Paraná), Natasha Valentim (Universidade Federal do Paraná)
    Evaluation of digital games for autistic children using heuristics and observation tests Adhonay Júnior Silva (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Tiza Verciano Romeiro (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Cristiane Nobre (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
    GamiFCS - Relating education, culture and gamification: A link between worlds Armando Toda (Universidade de São Paulo), Ana Carolina Tomé Klock (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)), Paula Palomino (Universidade de São Paulo (USP)), Wilk Oliveira (Universidade de São Paulo (USP)), Luiz Rodrigues (Universidade de São Paulo (USP)), Alexandra Cristea (Durham University – Reino Unido), Isabela Gasparini (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)), Seiji Isotani (Universidade de São Paulo (USP))
    Heuristic Evaluation and User Tests of Wearable Mobile Health Monitoring Applications: What Results Do Different Methods Yield? Bruna Capeleti (Universidade Federal de Lavras), Joao Pedro Batista Ferreira (Universidade Federal de Lavras), Gustavo Dominguete (Universidade Federal de Lavras), Marluce Pereira (Universidade Federal de Lavras), Andre Freire (Universidade Federal de Lavras)
    Human-Data Interaction Design Guidelines for Visual Analytics Eliane Victorelli (University of Campinas (UNICAMP)), Julio Dos Reis (Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas)
    Influence of environmental conditions in the performance of open-source software for facial expression recognition Renan Vinicius Aranha (Universidade de São Paulo), André Casaes (USP) Fatima Nunes (EACH-USP)
    Interação ampliada: engajamento de público em eventos de entretenimento através do XXXXXXXXX Gustavo Martins (Universidade Federal do Amazonas - UFAM), Genildo Gomes (IComp/UFAM), Júlia Conceição (IComp/UFAM), Leonardo Marques (Universidade Federal do Amazonas - UFAM), Dan Silva (IComp/UFAM), Thais Castro (Universidade Federal do Amazonas - UFAM), Bruno Gadelha (Universidade Federal do Amazonas - UFAM), Rosiane de FreitasR (IComp/UFAM)
    Interaction Design and Requirements Elicitation Integrated through SPIDe: a feasibility study Jean Rosa (Universidade Federal da Bahia/Madeira Interactive Technologies Institute), Beatriz Brito do Rêgo (Universidade Federal da Bahia), Filipe Garrido (UFBA - Universidade Federal da Bahia), Pedro Valente (University of Madeira (UMa) - Portugal), Nuno Nunes (Universidade de Lisboa - Portugal), Ecivaldo Matos (UFBA - Universidade Federal da Bahia)
    Interpretando postagens em jogos empáticos: pressupostos para um framework conceitual Danilo Santos (Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT), Cristiano Maciel (Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT), Eunice Nunes (Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT), Tania Pinheiro (Universidade Federal do Ceará), Kamila Rodrigues (Universidade de São Paulo)
    Investigando a primeira experiência de uso e acessibilidade de aplicativos educacionais para crianças autistas Karina Branco (Universidade Federal do Ceará), Valéria Pinheiro (Universidade Federal do Ceará), Adriana Lopes Damian (UFAM), Anna Beatriz Marques (Universidade Federal do Ceará)
    Investigating the integration of user values with design rationale and its effects on HCI design artifacts Bianca Teixeira (PUC-Rio), Simone Barbosa (PUC-Rio)
    Motivation, Persuasion and Healthy Eating: a Case Study on a Socially-Aware Persuasive System Design Geovanna Espinoza Taype (Universidade Estadual de Campinas), Maria Cecilia Baranauskas (Universidade Estadual de Campinas)
    MOvalues: Um Método Orientado a Valores para a Avaliação de Redes Sociais Online Maíra Canal (Universidade Federal do Paraná (UFPR)), Roberto Pereira (Universidade Federal do Paraná (UFPR))
    O uso de live stream para compartilhar conhecimento e engajar o público - um diagnóstico Leonardo Fonseca (PUC-Rio), Simone Barbosa (PUC-Rio)
    On the Study of Visual Exploration vs. Educational Levels Using an Automated Cancellation Test Suzane dos Santos (University of São Paulo), Erick Campos (Federal University of Pará), Paulo Figueiro (Federal University of Pará), Fernando Pontes (Universidade Federal do Pará), Nelson Neto (Federal University of Pará (UFPA)), Marcelle Mota (Universidade Federal do Pará)
    Practice-Centered HCI: Teaching in Undergraduate Computing Courses Tatiane Gomes Guimarães (Universidade Federal de Minas Gerais), Raquel Prates (Universidade Federal de Minas Gerais)
    Representation, Navigation and Exploration: a three layered approach on learning trajectories José Vieira (University of São Carlos), Luciana Zaina (UFSCAR)
    STUART: An Intelligent Tutoring System for Increasing Scalability of Distance Education Courses Adson Damasceno (Universidade Estadual do Ceará), Alan Rabelo Martins (Instituto Federal do Ceará), Matheus Chagas (Universidade Estadual do Ceará), Eudenia Magalhães (Dell), Paulo Maia (Universidade Estadual do Ceará), Francisco Oliveira (Universidade Estadual do Ceará)
    Visual Analytics em Arquiteturas de Sistemas de Apoio à Decisão: Um Mapeamento Sistemático Gustavo Gonzales (Universidade Federal do ABC), Flavio Horita (Universidade Federal do ABC)
    WhatsApp and false information: a value-oriented evaluation Alisson Puska (Universidade Federal do Paraná (UFPR)), Maíra Canal (Universidade Federal do Paraná (UFPR)), Luiz Baroni (Universidade Federal do Paraná (UFPR)), Lara Piccolo (UNICAMP), Roberto Pereira (Universidade Federal do Paraná (UFPR))