WEIHC

O Workshop sobre Educação em IHC (WEIHC), que ocorrerá durante o IHC 2020, é o principal fórum brasileiro onde professores, pesquisadores e estudantes de IHC, entre outros interessados no tema, têm um espaço para (re)pensar e compartilhar métodos e ferramentas didáticas para o ensino e aprendizagem de IHC.


Em linha com o IHC 2020 no ciberespaço, o WEIHC neste ano será dedicado a "Reflexões sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de IHC". Em virtude da situação de pandemia do COVID 19 e consequente distanciamento social, nunca antes vivenciada por nós, entendemos que atividades acadêmicas curriculares e extracurriculares têm sido afetadas no ensino de todas as disciplinas. Assim, no WEIHC deste ano, propomos refletir sobre as diversas possibilidades de uso da tecnologia no ensino de IHC e seu impacto, tendo em vista múltiplos objetivos e contextos de uso, seja como prática regular, como substituição ou complemento de atividades curriculares, ou mesmo para que os docentes mantenham o vínculo com os estudantes e estes se mantenham ativos.


Tais reflexões podem incluir experiências, uso e proposta de métodos e ferramentas associados com as tecnologias como suporte no ensino presencial e híbrido de IHC. Além disso, podem incluir também educação a distância e os modelos de ensino online e remoto, que muito vêm sendo discutidos no contexto da pandemia vivida por todos nós no ano de 2020. No contexto da IHC, encorajamos submissões que discutam o impacto do distanciamento social no fazer docente, os resultados do uso de modelos específicos de ensino no contexto da pandemia, desafios do formato online para docentes e discentes, modelos alternativos e inovadores, ambientes virtuais de aprendizagem e outras ferramentas de interação e comunicação, acessibilidade e inclusão, formação de professores e perspectivas de futuro, e as contribuições da IHC neste cenário.


Acreditamos que a comunidade de IHC tem muito a contribuir com os desafios de repensar práticas de ensino, sejam elas presenciais, híbridas ou remotas, baseadas em tecnologias e modelos de interação e comunicação adequados e interfaces acessíveis, inclusivas e com boa usabilidade.


Vamos juntos, em prol dos avanços da educação. Aguardamos as reflexões e experiências de vocês!
Indicamos como fonte de inspiração e referência os artigos da Revista Horizontes da SBC:


#FiqueEmCasa, mas se mantenha ensinando-aprendendo: algumas questões educacionais em tempos de pandemia.

Há conversação em sua aula online?
Aprendizagem em Rede
Príncípios para a educação online

Submissões

As submissões de artigos devem ter autoria anônima, podem ser escritas em Inglês ou em Português, e devem seguir o modelo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). As submissões devem conter de 4 a 6 páginas (incluindo figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos). Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do sistema JEMS, em formato PDF.

 

Processo de Revisão

Cada submissão será revisada por pelo menos três pesquisadores em IHC. Os artigos serão selecionados para publicação e apresentação com base na qualidade do trabalho, a relevância da experiência e o potencial do trabalho para motivar discussões construtivas durante o workshop. Espera-se que o artigo forneça argumentos sobre a relevância e implicações práticas de suas conclusões para a educação em IHC (preferencialmente apoiado por dados coletados em experiências de ensino/aprendizagem).

 

Apresentação e Publicação

Para ter seu trabalho publicado, pelo menos um dos autores de trabalhos aceitos deve se inscrever no IHC 2020 e apresentar o trabalho durante o workshop, em formato, local e horário a serem definidos pela coordenação. Os artigos aceitos serão publicados nos Anais Estendidos do IHC 2020.

 

Datas Importantes

  • Prazo de submissão: 22/07/2020 09/08/2020

  • Notificação dos resultados: 24/08/2020 04/09/2020

  • Envio da versão final: 04/09/2020 - 11/09/2020 27/09/2020


Coordenação

  • Taciana Pontual Falcão (UFRPE) - taciana.pontual@ufrpe.br

  • Ticianne de Gois Ribeiro Darin (UFC) - ticianne@virtual.ufc.br