Minicursos no Ciberespaço

Os minicursos são eventos de curta duração sobre um tópico de pesquisa ou tecnologia atual e/ou inovador(a), relacionado(a) à área de IHC, que possibilite ao participante aprender um novo assunto vinculado à sua área de atuação e/ou extrair elementos para serem aplicados em sua pesquisa e/ou prática. O público-alvo dos minicursos envolve estudantes de graduação, de pós-graduação, profissionais da área e mesmo professores. Os participantes poderão se inscrever nos minicursos isoladamente, sem a necessidade de participar do simpósio como um todo.

Em 2020 os minicursos do IHC serão executados no Ciberespaço. Nesta dimensão é necessário que os proponentes utilizem de criatividade e de interatividade para a elaboração de suas propostas mediadas pelas Tecnologias de Informação e Co-municação. Os minicursos devem ter a duração de uma ou no máximo de duas horas e podem ser apresentados em português ou inglês.

Submissões e seleção

As submissões devem se limitar a duas páginas, escritos em português ou inglês, devem observar as orientações da ACM CHI2020 e seguir cuidadosamente o modelo Interim Template da página ACM. As submissões devem, obrigatoriamente, conter as seguintes seções:

1. Título, autores(as) e filiação (a submissão de minicursos não deve ser anônima);
2. Apresentação (síntese da importância da temática em questão);
3. Sumário estendido (explicação resumida de o que será coberto em cada tópico);
4. Público-alvo (especificar o público-alvo e sinalizar por que o minicurso proposto deve atrair a atenção desse público. Caso existam pré-requisitos, explicitar e justificar os mesmos);
5. Número de participantes esperado. Informe o número mínimo e máximo de par-ticipantes de acordo com a dinâmica de funcionamento do minicurso proposta.
6. Biografia dos(as) autores(as) (apresentar cada autor(a) brevemente);
7. Duração do minicurso (uma ou duas horas);
8. Idioma em que será ministrado (português ou inglês);
9. Dinâmica de funcionamento do minicurso no formato não presencial (remoto), antes, durante e se necessário depois do minicurso. Neste ponto estimulamos os proponentes de minicursos a estudar alternativas de interação com os participan-tes como por exemplo, o uso de ferramentas colaborativas de design tais como Mindmeister (https://www.mindmeister.com/pt), Ideanote (https://ideanote.io/), entre outras;
10. Infraestrutura tecnológica necessária (tais como serviço de comunicação por ví-deo Google Meet (https://meet.google.com/), serviço de conferência remota Zo-om (https://zoom.us), plataforma de comunicação e colaboração Microsoft Teams (https://teams.microsoft.com), plataforma de compartilhamento de vídeos Youtube (https://www.youtube.com), Ambientes Virtuais de Aprendizagem co-mo o Moodle, entre outros.);
11. Referências bibliográficas.

Os autores devem ficar atentos ao formato das referências, de acordo com o template requerido. As propostas de minicurso devem ser submetidas eletronicamente, em formato PDF, por meio do sistema JEMS.

As submissões serão revisadas e avaliadas por 2 (dois) pesquisadores membros da co-munidade de IHC, com o objetivo de analisar a interseção da proposta de minicurso com temas ligados à área de interesse da comunidade e de acordo com sua dinâmica de funcionamento considerando a modalidade remota de realização.

Minicursos selecionados

  • Cada minicurso selecionado deverá ter como versão final um resumo de duas pági-nas seguindo o modelo Interim Template da página ACM para publicação nos anais estendidos do IHC 2020. Além disso, notas, videoaulas, ou slides de curso, substan-ciais e autocontidos, acompanhados de uma bibliografia para aprofundamento dos tópicos abordados no curso, devem ser disponibilizados aos participantes do evento. Os(as) autores(as) deverão autorizar a publicação do resumo e das notas do minicur-so no website do evento.Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente, em formato PDF, via Sistema JEMS.
  • Um(a) apresentador(a) de cada minicurso ganhará a inscrição gratuita no evento.

Datas importantes

  • Prazo de submissão de propostas: 26/07/2020
  • Notificação dos resultados: 16/08/2020
  • Envio da versão final:13/09/2020
  • Disponibilização dos materiais do minicurso: 04/10/2010

Coordenação

  • Avanilde Kemczinski (UDESC) – avanilde.kemczinski@udesc.br
  • Daniela Gorski Trevisan (UFF) – daniela@ic.uff.br